Os problemas de visão que o excesso de computador pode trazer.

No momento, você está visualizando Os problemas de visão que o excesso de computador pode trazer.

   A vida moderna nos impõe cada dia mais ficarmos ligados a aparelhos eletrônicos. E este excesso de tela não tem passado impune a nossa saúde. Já é certo que as horas a mais nas telas têm trazido vários problemas de visão para a população em geral, além de problemas de coluna e questões psicológicas. Especialmente nas crianças.

 Anteriormente a 2020 já crescia consideravelmente o tempo que despendíamos em computadores, tablets e celulares. E acima de tudo, nas posições mais inapropriadas. O que nos faz percorrer uma trajetória de aumento constante de problemas de visão.

   Nossos olhos não foram feitos para a luz que emana das telas, e nem tão pouco para fixarmos nossas vistas em algo tão de perto. Ou para lerem quando estamos deitados na cama, ou segurando o aparelho acima de nossas cabeças. Sem contar o contraste entre letras e fundo das telas que não é o que é normalmente esperado na natureza. Todos esses fatores vêm alterando o padrão de doenças oculares ao longo dos anos.

  Tempo em computadores, tablets ou smartphone cresceu com a pandemia

  Com a chegada dos dias em casa por mais tempo, as aulas online e trabalhos remotos,  o número de horas em computadores ou smartphones aumentaram enormemente.

  Alguns dos problemas relacionados a isso são: piora na qualidade do sono, dores de cabeça, vista seca, e humor afetado. Nos Estados Unidos 44% das crianças estão usando mais que o dobro do tempo recomendado, nos aparelhos eletrônicos, efeito da pandemia da Covid 19.

   Efeitos do uso excessivo de computadores nos problemas de visão

   A miopia, por exemplo, é uma alteração multifatorial, por outro lado, não há como negar que existe uma grande influência dos fatores ambientais para seu desenvolvimento. Ou pelo menos, para o desenvolvimento precoce da mesma.

    Estudos já antigos comprovaram que o tempo em trabalhos com tela afeta os nossos olhos, gerando mais problemas de visão. Já em 2015 era recomendado o desenvolvimento de estratégias para diminuir o impacto das telas nos olhos das crianças. E de lá para cá o tempo fixado nelas só aumentou, considerando todas as faixas etárias.

   E não para por aí, além da miopia, olhos cansados e ressacados chegam aos consultórios dos optometristas e oftalmologistas todos os dias. Essas duas condições podem ser “somente” uma pré etapa de consequências mais graves, como degeneração macular.

  Hoje em dia uma síndrome comum, é a “CVS” síndrome da visão do computador. que são problemas de visão relacionados a quem passa muitas horas em telas. E a ela estão relacionados casos de visão embaçada, olhos secos, dificuldade de fixar os olhos, visão embolada quando se tenta ver a distâncias,  dores de cabeça e nas costas.

   Cada indivíduo reage de uma forma, porém alguns fatores ainda contribuem mais com os sintomas da  CVS, por exemplo, quem possui astigmatismo, ou vista cansada em decorrência da idade, está mais sujeito aos efeitos do tempo na tela.

  Em suma, a vida moderna está nos levando a cada vez mais trabalharmos contra a qualidade de nossa visão. E sem nos darmos conta das consequências a situação tende a piorar.

   A boa notícia é que, na maioria dos casos, podemos reverter muitos desses quadros, ou pelo menos atrasá-los, se tomarmos alguns cuidados essenciais todos os dias. Uma recomendação, é que se olhe a distâncias maiores a cada  vinte minutos de tela. Em inglês é a regra dos 20-20-20. A cada vinte minutos olhar a 20 pés de distância(6 metros)  por 20 segundos.

   Algumas outras atitudes como passar mais tempo em atividades ao ar livre também ajudam a prevenir e reverter alguns dos sintomas. Principalmente em olhos em formação, como os olhos de crianças de 6 a 11 anos de idade.

   Isso porque o brilho da luz externa e o espectro de luz aos quais somos expostos tem o poder de reverter esses sintomas e descansar a nossa vista. Principalmente em crianças.

   Lembrando que a sociedade brasileira de pediatria não recomenda que crianças passem mais de duas horas diárias em eletrônicos, e dependendo da idade esse tempo deve ser ainda menor.

  Desta forma, podemos concluir que apesar das inúmeras vantagens que as tecnologias nos trazem, alguns prejuízos estão chegando e se alastrando entre a nossa sociedade. Não podemos, e nem devemos, fugir dos benefícios do tempo moderno, entretanto, devemos encontrar maneiras de nos mantermos saudáveis, e isso inclui cuidados especiais com corpo, mente e com nossos olhos.    Busque especialistas como um optometrista, fisioterapeuta, e até psicólogos quando necessário. Não esquecendo nunca que o contato com o meio externo é vital para uma vida sã e consequentemente mais feliz.