Entenda a diferença entre Optometrista e Oftalmologista.

No momento, você está visualizando Entenda a diferença entre Optometrista e Oftalmologista.

Qual a diferença entre optometrista e oftalmologista?

Quando as pessoas me perguntam se sou oftalmologista e eu respondo que sou optometrista, a pergunta é sempre a mesma: Qual a diferença entre optometrista e oftalmologista?

Não é uma pergunta tão simples de explicar em poucas palavras, visto que as duas profissões se aproximam bastante em algumas áreas, entretanto existem diferenças profundas entre esses dois profissionais que tentarei explicar de forma clara e objetiva neste texto.

Optometrista: São os profissionais responsáveis pelos cuidados primários da visão. O optometrista pode examinar, diagnosticar e tratar desordens e alterações do sistema visual, do globo ocular e das estruturas associadas ao olho, assim como identificar alterações sistêmicas que estejam afetando a estrutura ocular. A Graduação em Optometria tem duração de 5 anos.

Oftalmologista: O oftalmologista é um profissional médico, que passou por residência especializada em oftalmologia, possibilitando ser especialista em dignosticar, tratar e operar doenças que afetem o globo ocular. Para se tornar Oftalmologista é necessário 6 anos de formação em Medicina, além de 3 anos de residência em Oftalmologia.

De forma resumida podemos dizer que o optometrista tem especialidade em prescrever óculos, lentes de contato, tratamentos para baixa visão, terapias visuais e o diagnóstico de alterações oculares. Já o oftalmologista é um médico, responsável por prescrever óculos, lentes de contato diagnosticar e tratar (especialmente através de cirurgias) problemas oculares.

Certo Túlio, mas qual deles eu devo procurar para fazer um exame?


Quando procurar um Optometrista?

Sempre que você precisar fazer um exame de vista de rotina, ou para atualizar seus óculos ou até mesmo para resolver aquela dor de cabeça que lhe incomoda você pode procurar o optometrista.

Ele examinará seus olhos de maneira ampla e atenta para identificar o que está causando seus sintomas. Encontrando a causa o optometrista lhe indicará a solução para seguir. Caso seja identificado uma alteração patológica (causada por doenças) durante a consulta você também poderá receber um encaminhamento para um exame com um oftalmologista ou outro profissional médico necessite complementar o exame.

E quando procurar um Oftalmologista?

O oftalmologista deve ser procurado quando já existe um indício patológico causando alterações na visão. Pacientes diabéticos, com glaucoma, catarata, degeneração macular ou alguma patologia já existente no olho deve ser examinado por um médico para acompanhar a evolução da patologia. Casos de dores agudas no olho, muita coceira, ardência e sensibilidade à luz também são indicações de patologias onde o oftalmologista é o profissional adequado para se procurar ajuda.